MODAL CONSULT PRESTIGIA LANÇAMENTO DO GUIA DE SUSTENTABILIDADE PORTUÁRIA
- Modal Consult
- 28 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Evento realizado em Brasília, contou a presença dos principais players do setor e com o apoio da Confederação Nacional dos Transportes
Lançado na manhã desta terça-feira, 28, em Brasília, o Guia de Melhores Práticas de Sustentabilidade Portuária: A Estratégia ESG, é resultado da parceria entre o Grupo de Pesquisa LabPortos da Universidade Federal do Maranhão, da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) e da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH).

Além da exitosa parceira institucional, a construção colaborativa do Guia contou com a expertise de representantes do time da Modal Consult. Os sócios fundadores da Modal, Andressa Guimarães, Adriano Barbosa e Fernando Fialho e as advogadas Letícia Lucena e Marcella Monteiro contribuíram na formulação de parte do conteúdo do Guia.
Conceitualmente, o Guia se apresenta como uma bússola para o entendimento e prática da sustentabilidade no setor portuário. Todo o material foi construído a partir do levantamento de literatura dedicada, análise das boas práticas em ações ambientais, sociais e de governança, coleta de dados em informações públicas, visitas técnicas nas organizações portuárias, entrevistas e benchmarking nacional e internacional.
Em linhas gerais, a obra é composta por uma breve conceituação e análise do conceito de sustentabilidade na direção das estratégias ESG, a tipologia das melhores práticas nas dimensões ambientais, sociais e de governança de políticas, planos, programas, projetos, processos e parceiras. Da mesma forma, o Guia identifica os públicos relevantes (stakeholders). Ou seja, para quem e como as estratégias ESG são desenvolvidas em seus temas materiais, sob o prisma dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, na Agenda 2030, e da observância irrestrita à legislação e consideração dos requisitos de certificações voluntárias disponíveis no mercado.
O rico documento pode ser definido como um mapeamento das principais regulamentações nacionais sobre os temas ambientais, sociais, de governança e sobre o enfoque das relações porto-cidade. O Guia, na verdade, é uma proposta arrojada sobre o que é, e deve ser uma jornada para a sustentabilidade portuária, compreendendo ações para seu público interno (corpo diretivo e colaboradores) e externo, de fornecedores, clientes, entidades regulamentadoras, acionistas, de modo a orientar e buscar a relação harmoniosa e sustentável entre os portos e suas cidades.
Comments