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AVANÇAM AS OBRAS DA FERROVIA INTEGRAÇÃO CENTRO-OESTE (FICO)

De acordo com o governo federal o primeiro trecho já foi aterrado, e quase 8 mil toneladas de trilhos foram adquiridos para a obra. A previsão de investimentos é de R$ 2,73 bilhões, e geração de 4,6 mil postos de trabalho diretos e indiretos.


Segundo o ministério dos Transportes, o escoamento da produção de grãos pela via ferroviária vai diminuir os custos dos transportes, aumentando a capacidade de negociação no mercado internacional, e de redução do preço dos produtos para o consumidor final.


A Fico terá 1.641 quilômetros de extensão, divididos em três trechos: Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT), com 383 km; Água Boa a Lucas do Rio Verde (MT), com 505 km e Lucas do Rio Verde (MT) a Vilhena (RO), com 646 km. A estrada de ferro vai conectar o Vale do Araguaia e as Ferrovias Norte-Sul e Integração Oeste Leste (Fiol), transportando as safras regionais para os portos de Santos (SP), Itaqui (MA) e Ilhéus (BA).


Prioridades


Após assegurar no orçamento 2023 os recursos necessários à retomada dos investimentos no setor, o Governo Federal elaborou o diagnóstico das ações prioritárias do Ministério dos Transportes e órgãos vinculados entre janeiro e abril. Por meio da iniciativa, serão aplicados cerca de R$ 1,7 bilhão na retomada e intensificação de obras, a fim de preparar rodovias para o período de chuvas, garantir o escoamento da safra agrícola e diminuir o número de acidentes graves em todo o país.


O valor possibilitará a entrega de 861 quilômetros pavimentados, revitalizados e sinalizados até abril de 2023. No período, 72 pontes e viadutos serão revitalizados. Haverá, ainda, a retomada de mais 670 quilômetros de obras hoje paradas por falta de verbas: nelas, estão previstas revitalização, construção e adequação de segmentos críticos. (Fonte: Ministério dos Transportes. Foto: Ricardo Botelho/MT)


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