Plano contratado pela CODEBA via Fundação Sousândrade, contou com a participação técnica da Modal Consult
Publicado no DOU (26/01) os novos Planos de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) dos portos de Ilhéus e Salvador, no estado da Bahia. O contrato firmado entre a CODEBA e a Fundação Sousândrade, contou com a expertise técnica dos executivos da MODAL CONSULT, Adriano Barbosa, Fernando Fialho e Andressa Guimarães.
O novo planejamento foi desenvolvido entre 2020 e 2022, contemplando todas as especificidades dos portos de Ilhéus e de Salvador. O dois PDZs elaborados pela Fundação Sousândrade e a Modal Consult, foram produzidos em conformidade com a Portaria nº 61/20, do Ministério da Infraestrutura, com ênfase na temática porto-cidade. Além disso, respeitou todos os parâmetros legais, isto é, os planos visam estabelecer as diretrizes concernentes aos portos públicos.
“Participar da atualização desses PDZs enobrece o currículo da MODAL CONSULT. O sucesso do trabalho foi fruto da perfeita integração da equipe da MODAL CONSULT com o time da FSADU. Começar o ano com uma boa notícia é sempre bom, em especial nesse que a Modal completa 10 anos em plena atividade”, destaca Adriano Barbosa, executivo da Consultoria.
“É muito gratificante quando somos desafiados e conseguimos entregar um trabalho de qualidade, agora, aprovado pela União. A dedicação e comprometimento de todo o time da MODAL é a nossa marca. Hoje recebemos a aprovação de mais dois bons projetos e estamos certos de que outros virão em breve”, comenta Andressa Guimarães.
“Fazer parte da equipe de planejamento de portos estratégicos como o de Salvador e de Ilhéus, por exemplo, vai ao encontro de tudo que nós da MODAL CONSULT acreditamos. Ou seja, projetamos soluções que impulsionam novos investimentos, estimula a economia e o desenvolvimento social do Brasil”, ressalta Fernando Fialho.
PORTO DE ILHÉUS
O porto de Ilhéus, hoje é o principal exportador de grãos da Bahia. Oferece reais oportunidades de investimento e se mostra aberto a desafios. Possui capacidade de movimentação de um milhão de toneladas de carga por ano, e tem despontado no segmento do turismo, recebendo a cada ano volume considerável de navios de cruzeiro nos períodos de temporada.
PORTO DE SALVADOR
O porto de Salvador tem como principal característica ser um porto com perfil exportador de produtos e se destaca na movimentação de contêineres, cargas gerais, trigo, celulose e na recepção de cruzeiros marítimos. É um dos maiores exportadores de frutas do Brasil, com expressiva participação no comércio exterior.
PDZ
O Plano de Desenvolvimento e Zoneamento é o instrumento de planejamento que norteia o uso da área do porto e suas designações, bem como contempla as estratégias e ações para a expansão e o desenvolvimento integrado, ordenado e sustentável das áreas e instalações. Dispõe de previsão de planejamento para os horizontes de curto, médio e longo prazo, propostas para os usos das áreas afetas e não afetas, melhorias operacionais e investimentos portuários e levantamentos e estudos pertinentes ao Porto.
Comments