Por iniciativa da ADECON, foi elaborada uma CARTA ABERTA DE APOIO ÀS CONCESSÕES HIDROVIÁRIAS, que contou com apoio de entidades diretamente ou indiretamente ligadas ao modal hidroviário, como a ATP, FENOP, AMPORT e ABANI .
A percepção dessas entidades é clara: é essencial desmistificar que o modal hidroviário é a matriz de transporte mais limpa e economicamente vantajosa. Países desenvolvidos reconhecem a navegação fluvial como o modal mais sustentável e de menor impacto ambiental, e que a intensificação do uso desse modal nesses países é visto como uma medida de compensação ambiental , além de promover uma significativa redução nos custos logísticos.
Além disso, a concessão dos serviços de infraestrutura hidroviária representa uma oportunidade estratégica para mobilizar recursos e a expertise da iniciativa privada, suprindo a incapacidade histórica do Estado em atender às crescentes demandas por infraestrutura de qualidade, e ainda mais em tempos de mudança climática. Essa iniciativa possibilitará a utilização mais eficiente de nossos rios para o transporte de produtos, um setor que permanece subaproveitado.
Ao entregar a Carta Aberta ao Ministro Silvio Costa Filho, a ADECON e as entidades signatárias, representando grande parte dos usuários de transporte, empresas de navegação, terminais portuários e operadores portuários, reforçam publicamente seu apoio à concessão das hidrovias. Esse posicionamento deixa claro que o setor privado está comprometido em contribuir para uma logística mais eficiente , sustentável e alinhada com os interesses da sociedade brasileira.
Comments