top of page

Adecon e entidades entregam carta ao Ministro Silvio Costa em defesa das concessões hidroviárias




Por iniciativa da ADECON, foi elaborada uma CARTA ABERTA DE APOIO ÀS CONCESSÕES HIDROVIÁRIAS, que contou com apoio de entidades diretamente ou indiretamente ligadas ao modal hidroviário, como a ATP, FENOP, AMPORT e ABANI .


A percepção dessas entidades é clara: é essencial desmistificar que o modal hidroviário é a matriz de transporte mais limpa e economicamente vantajosa. Países desenvolvidos reconhecem a navegação fluvial como o modal mais sustentável e de menor impacto ambiental, e que a intensificação do uso desse modal nesses países é visto como uma medida de compensação ambiental , além de promover uma significativa redução nos custos logísticos.


Além disso, a concessão dos serviços de infraestrutura hidroviária representa uma oportunidade estratégica para mobilizar recursos e a expertise da iniciativa privada, suprindo a incapacidade histórica do Estado em atender às crescentes demandas por infraestrutura de qualidade, e ainda mais em tempos de mudança climática. Essa iniciativa possibilitará a utilização mais eficiente de nossos rios para o transporte de produtos, um setor que permanece subaproveitado.


Ao entregar a Carta Aberta ao Ministro Silvio Costa Filho, a ADECON e as entidades signatárias, representando grande parte dos usuários de transporte, empresas de navegação, terminais portuários e operadores portuários, reforçam publicamente seu apoio à concessão das hidrovias. Esse posicionamento deixa claro que o setor privado está comprometido em contribuir para uma logística mais eficiente , sustentável e alinhada com os interesses da sociedade brasileira.




Comments


bottom of page